Minha Jornada no Mundo do Amigurumi
Ei, pessoal! Lembram quando aquela onda de bichinhos de crochê invadiu nossas redes sociais? Pois é, foi assim que conheci o amigurumi e, cara, que descoberta incrível! Vou contar um pouco da minha aventura nesse universo cheio de fofura e criatividade, mas antes…
O que é amigurumi?
Então, esse tal amigurumi é uma palavra japonesa que mistura “ami” (que quer dizer algo como malha ou crochê) com “nuigurumi” (que é boneco de pelúcia). Na prática? São aqueles bichinhos e bonequinhos de crochê super fofos que a gente vê por aí.
Como tudo começou pra mim
Confesso que no início eu achava que era só mais uma modinha passageira. Mas aí, numa tarde entediante de domingo, resolvi dar uma chance. Peguei umas agulhas velhas da minha avó, comprei um novelo colorido e fui atrás de um tutorial no YouTube. Meu primeiro amigurumi foi um polvo torto que mais parecia uma água-viva com problemas de coluna, mas eu amei!
O que você precisa pra começar
Se você ficou curioso, vou te contar o básico do que precisa:
- Linha de crochê (eu curto as de algodão)
- Uma agulha de crochê que combine com a linha
- Enchimento (aquelas fibras sintéticas)
- Agulha de costura grandona
- Tesoura
- Marcadores de ponto (no começo eu usava pregadores de roupa!)
- Olhinhos de plástico ou botões, se quiser
A mágica acontece assim
- Você começa com um “círculo mágico” (que no início parece mais um truque de mágica mesmo)
- Daí vai fazendo ponto baixo em espiral, aumentando e diminuindo pra dar forma
- Vai enchendo o bichinho conforme avança
- No final, costura tudo junto
Parece simples, né? Bom, às vezes é, outras vezes você passa horas tentando entender por que seu unicórnio tá parecendo mais um cavalo bêbado. Mas é aí que tá a graça!
Por que me apaixonei por isso
Olha, fazer amigurumi virou meu ritual de autocuidado. Sério mesmo! Depois de um dia estressante no trabalho, nada como sentar e criar um bichinho fofo. Às vezes fico tão concentrada que esqueço até de checar o celular (milagre dos tempos modernos, viu?).
E a melhor parte? A cara das pessoas quando dou de presente um amigurumi personalizado. Já fiz um gato igualzinho ao de uma amiga e ela quase chorou!
A comunidade é demais
Se tem uma coisa que me surpreendeu foi a galera do amigurumi. Gente, que comunidade incrível! Tem grupo no Facebook, perfis no Instagram, fóruns… Todo mundo se ajudando, trocando ideias. Já fiz amigos de outros países por causa disso!
Dicas de quem já passou perrengue
- Comecem com projetos simples. Acreditem, aquele dragão de 50 cm pode esperar.
- Contem os pontos! Eu sei que é chato, mas vale a pena.
- Invistam em uma boa luz. Seus olhos vão agradecer.
- Não desanimem se não ficar perfeito de primeira. Meu primeiro polvo torto virou mascote aqui em casa!
Fechando o papo
Amigurumi pra mim é mais que um hobby, virou uma paixão. É relaxante, criativo e, melhor de tudo, você acaba com um monte de bichinhos fofos pra decorar a casa (ou presentear, se conseguir se separar deles).
Se você tá na dúvida se começa ou não, vai por mim: experimenta! Quem sabe você não descobre um talento que nem sabia que tinha? E se precisar de ajuda, tô por aqui. Bora trocar ideias e fotos dos nossos amigurumis!